Educação Infantil
A proposta pedagógica da Educação Infantil do Colégio Diocesano está em acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), assim como com as exigências da Resolução n°5/2009 (CNE/CEB) que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Deste modo, o currículo está ancorado com o que preconiza a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), assumindo dois eixos estruturantes para educação infantil: Interações e brincadeira.  Estes, têm por objetivo garantir os direitos de aprendizagem estabelecidos pela Base por meio dos campos de experiências e as habilidades desenvolvidas dentro dos grupos etários.
 
Direitos de Aprendizagem:
Conviver;
Brincar;
Participar;
Explorar;
Expressar;
Conhecer-se.
 
Campos de Experiência:
O eu, o outro e nós;
Corpo, gestos e movimentos;
Traços, sons, cores e formas;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
 
O trabalho Pedagógico está organizado em Sequências Didáticas que privilegiam os saberes das crianças, propiciando vivências que tem como finalidade a experimentação, a exploração e construção de hipóteses em contextos significativos. 
 
São realizadas ações que envolvem essa proposta, passeios, pesquisas, apresentações de dança, teatro, música, brincadeiras, jogos e produções manuais, usando recursos diversos. Eventos que contam com o envolvimento das famílias e de outros atores sociais.
 
O trabalho diário com a Literatura Infantil acontece por meio da leitura em voz alta, contações de histórias, dramatizações e programação anual de eventos desenvolvendo ações que aproximam as crianças do universo literário, sendo este um aspecto fundamental do nosso trabalho, pois procura também, envolver a leitura em família por meio do projeto “Era uma vez”.